Projeto deve garantir desfibrilador cardíaco em todos os municípios da Bahia

Para permitir que os moradores de todos os municípios da Bahia tenham acesso ao desfibrilador cardíaco automático, o deputado David Rios apresentou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) projeto de lei que sugere e autoriza o Governo do Estado a firmar convênios com as prefeituras a fim de garantir a presença do aparelho nas cidades. A proposta aponta como critérios para o fornecimento dos desfibriladores os municípios que não contam com esses equipamentos; os que os possuem, mas em quantidade insuficiente para atender a população e, por fim, os que têm versões antigas ou obsoletas.

Conforme o deputado tucano, o desfibrilador cardíaco automático pode salvar vidas. Ele alerta que doenças cardíacas “ceifam milhares de vidas ao ano no Brasil”. O aparelho tem por função desferir cargas elétricas em pacientes que estão em quadro de arritmia cardíaca ou parada cardiorrespiratória e representa um importante aliado no salvamento de vidas.

Ao finalizar, David Rios lamenta que nem todos os municípios baianos possuam o equipamento para o atendimento de seus moradores, “enquanto outros o possuem em quantidade insuficiente ou em condições inadequadas para o eficaz tratamento dos doentes cardíacos”, fato, inclusive, “agravado pela crise financeira enfrentada pelas pequenas e médias cidades”.

Fonte: Alba

Comentários no Facebook