Proposta prevê criação da campanha Maio Vermelho para prevenir câncer bucal

Com o objetivo de ampliar a prevenção e o combate ao câncer bucal, o deputado Tiago Correia (PSDB) propôs, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a criação da campanha Maio Vermelho. 

O Projeto de Lei 23.397/2019 propõe como metas da campanha a conscientização da população sobre a importância de se prevenir e combater precocemente o câncer bucal; o desenvolvimento de ações integradas envolvendo a sociedade, órgãos públicos e iniciativas privadas; e identificação de lesões malignas em cavidade oral e lábios com encaminhamento para tratamento adequado.

A sugestão do deputado é que a campanha passe a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado da Bahia. “A escolha do mês de maio para instituição desta campanha se dá em razão do dia 31 de maio ser considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer e o Dia Mundial de Combate ao Fumo, criados pela Organização Mundial de saúde (OMS), com fito em fomentar a importância de prevenção da doença”, explica Tiago Correia.

No texto, o legislador apresenta dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que apontou a existência, em 2018, de 14,7 mil casos de câncer bucal. Do total, 11,2 mil diagnósticos foram em homens e 3,5, em mulheres. “Infelizmente, a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados. Os dados do Inca revelam que as principais vítimas do câncer bucal são homens acima de 40 anos, o que representa a quinta maior incidência dessa doença entre homens no Brasil”, disse o tucano.

Tiago Correia ressalta ainda que a prevenção é mais simples do que se imagina, como não fumar, evitar consumo de bebidas alcoólicas, manter uma alimentação rica em frutas verduras e legumes, ter boa higiene bucal e fazer uso habitual de preservativos na prática do sexo oral.

Fonte: Ascom Alba

Comentários no Facebook