A operação da Secretaria da Segurança Pública (SSP) no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador, completa seis dias nesta segunda-feira (7). Até o momento, foram contabilizados 16 presos e sete homens mortos em confronto.
Os ônibus do transporte público de Salvador estão sem entrar no complexo desde o início da operação, na última quarta-feira (2).
Os moradores da região de Santa Cruz, bairro que faz parte do complexo, continuam tendo que caminhar até o Parque da Cidade, para ter acesso aos coletivos. Já os moradores do Nordeste de Amaralina e Vale das Pedrinhas, bairros que também integram o complexo, precisam caminhar até a Avenida Juracy Magalhães ou para a região da orla da cidade.
A SSP-BA garantiu o policiamento no bairro e 700 policiais atuam no complexo. Ainda assim, os rodoviários alegam preocupação em circular pelo complexo, pois as ruas são estreitas e, em necessidade de fuga, não há como fazer retorno pelas ruas.
No sábado, a SSP-BA informou a prisão de mais duas pessoas alvos da operação na região. Guarnições do Batalhão de Choque e da 40ª CIPM patrulhavam na localidade conhecida como Olaria, quando receberam uma denúncia de tráfico na Rua Professor João Luís Barreiros. Chegando na via, dois homens correram, mas um deles acabou capturado.
Com o suspeito, foram apreendidos uma sacola com maconha e crack, embalagens plásticas, dois celulares e R$ 1.330 em espécie. Já o outro suspeito de integrar um grupo criminoso que atua no NE de Amaralina, foi encontrado no bairro de Engelho Velho da Federação, após uma denúncia anônima. Meio quilo de maconha e uma garruncha foram apreendidos com o suspeito, de 23 anos, que foi apresentado na Central de Flagrantes.
Operação em Amaralina
Três homens foram presos e outros quatro morreram em confronto com policiais no primeiro dia das ações da Secretaria da Segurança Pública (SSP) iniciadas na quarta-feira (2).
Já quinta-feira (3), outros três suspeitos foram presos – um deles, detido no Engenho Velho da Federação depois de fugir do cerco em Amaralina – e outros três morreram no bairro do IAPI.
Na madrugada de sexta-feira (4), um foragido da Justiça tentou passar por uma blitz montada na entrada do bairro de Santa Cruz e foi preso pelos policiais.
O acesso dos ônibus foi comprometido e os veículos não estão entrando em Santa Cruz. O final de linha foi realocado para o Parque da Cidade, no Itaigara. De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Salvador, a circulação dos ônibus está “sem condições de mobilidade” por causa das ações.
Moradores a pé, ou em veículos menores, estão sendo abordados por policiais que permanecem monitorando as entradas e as saídas da localidade.
As operações fazem parte do trabalho da SSP em combate a grupos criminosos que atuam na região de Amaralina e facções que planejam crimes pela disputa pelo controle do tráfico de drogas nos bairros. Informações do G1.