Uma reunião realizada ontem (23), na cidade de São Francisco do Conde, entre os prefeitos da Região Metropolitana de Salvador (RMS) definiu que os nove municípios que compõem o bloco devem reabrir o comércio no máximo a partir da próxima segunda-feira (27). Nas cidades de Madre de Deus, Pojuca e São Francisco do Conde, o comércio já está liberado a partir de hoje (24).
Segundo a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, a decisão de antecipar a reabertura nesses municípios se deve à menor população, já que os três têm menos de 40 mil habitantes.
A reabertura, que inclui os estabelecimentos comerciais e templos religiosos, está em conformidade com as decisões do governo e da prefeitura de Salvador, que se baseiam na disponibilidade de 25% dos leitos de UTI. Todos os protocolos de segurança devem continuar sendo adotados.
“Essa será a primeira fase e contará com protocolos bem definidos e com uma série de exigências que serão apresentadas a todos os estabelecimentos comerciais. Serão reabertos os shoppings, centros comerciais, lojas que estavam fechadas e os templos religiosos. Só iremos reabrir o comércio porque a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 75%, quando essa quantidade estiver em 70%, vamos para a segunda fase de reabertura, e assim gradualmente”, explicou Moema.
Além de Lauro de Freitas, participaram gestores e representantes dos municípios de Camaçari, São Sebastião do Passé, Candeias, Simões Filho, Dias D’Ávila e Conde. O encontro ainda teve a presença de representantes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e do Consórcio Intermunicipal Somar. Via Metro1.