São Francisco do Conde, Pojuca e Madre de Deus reabrem comércio nesta sexta

Uma reunião realizada ontem (23), na cidade de São Francisco do Conde, entre os prefeitos da Região Metropolitana de Salvador (RMS) definiu que os nove municípios que compõem o bloco devem reabrir o comércio no máximo a partir da próxima segunda-feira (27). Nas cidades de Madre de Deus, Pojuca e São Francisco do Conde, o comércio já está liberado a partir de hoje (24).

Segundo a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, a decisão de antecipar a reabertura nesses municípios se deve à menor população, já que os três têm menos de 40 mil habitantes.

A reabertura, que inclui os estabelecimentos comerciais e templos religiosos, está em conformidade com as decisões do governo e da prefeitura de Salvador, que se baseiam na disponibilidade de 25% dos leitos de UTI. Todos os protocolos de segurança devem continuar sendo adotados.

“Essa será a primeira fase e contará com protocolos bem definidos e com uma série de exigências que serão apresentadas a todos os estabelecimentos comerciais. Serão reabertos os shoppings, centros comerciais, lojas que estavam fechadas e os templos religiosos. Só iremos reabrir o comércio porque a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 75%, quando essa quantidade estiver em 70%, vamos para a segunda fase de reabertura, e assim gradualmente”, explicou Moema.

Além de Lauro de Freitas, participaram gestores e representantes dos municípios de Camaçari, São Sebastião do Passé, Candeias, Simões Filho, Dias D’Ávila e Conde. O encontro ainda teve a presença de representantes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e do Consórcio Intermunicipal Somar. Via Metro1.

Comentários no Facebook