Sedes promove Caminhada Faça Bonito – 18 de Maio nesta quinta (16)

O Centro de Camaçari receberá nesta quinta-feira (16/5) a Caminhada Faça Bonito – 18 de Maio, ação que remete ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, de mobilização para o enfrentamento da violência contra esse público específico.

Promovida pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), a atividade tem início às 9h, partindo da sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizada na Rua Dois de Julho, s/n, bairro Dois de Julho. A caminhada segue em direção à Rua Francisco Drumond, tendo como destino a sede da prefeitura, no Centro Administrativo de Camaçari.

O movimento, que reunirá pessoas e instituições mobilizadas em torno da pauta dos direitos humanos de crianças e adolescentes no município, constitui-se em mais uma oportunidade de fortalecimento do elo entre a sociedade civil e a rede de apoio local, bem como pela luta contra a violência sexual perpetrada contra esse público.

A Caminhada Faça Bonito – 18 de Maio integra a programação da Campanha Nacional Faça Bonito 2024 que, em Camaçari, reúne várias ações durante todo o mês de maio. As atividades tiveram início dia 9, no Centro Educacional Garcia d’Ávila, em Monte Gordo, com uma palestra; atividade semelhante foi realizada dia 8, no Centro Educacional Sistema Master (CESMA), na Gleba E; dia 10, foi realizada uma panfletagem na costa do município; e dias 13 e 15, respectivamente, ocorreram palestras, no Projeto Berimbau, desenvolvido na localidade de Barra do Pojuca, e na Escola Municipal Cosme de Farias, situada no bairro Nova Aliança (Phoc I).

O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal n.º 9.970/2000. A data remete ao crime ocorrido no ano de 1973 contra Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, em Vitória do Espírito Santo (ES), quando a menina foi raptada, drogada, violentada e, já morta, teve o corpo carbonizado por um grupo de jovens de classe média alta da capital capixaba. Apesar da natureza hedionda, o crime prescreveu impune.

Este é o 24º ano de mobilização, que demarca a luta pelos direitos humanos infantojuvenis no território brasileiro. O objetivo da mobilização é manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.

Confira, abaixo, a programação para os próximos dias da Campanha Nacional Faça Bonito em Camaçari.

17/5 (sexta-feira) – 10h – Palestra no Centro Educacional Barra do Pojuca (Cepab), em Barra do Pojuca;

20/5 (segunda-feira) – 10h – Palestra na Escola Municipal Eustáquio Alves Santana, no bairro de Parafuso;

21/5 (terça-feira) – 10h – Palestra no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Caminho do Mar, na Estrada da Cetrel (BA-530), em Barra do Jacuípe;

23/5 (quinta-feira) – 9h – Palestra na Associação de Proteção e Desenvolvimento da Criança, Adolescentes e Idosos (APDCAI), no bairro Jardim Limoeiro;

24/5 (sexta-feira) – 9h – Palestra de encerramento com a rede de educação no auditório do Creas, no bairro Dois de Julho.