Seduc promove processo seletivo para vagas remanescentes de cargos de diretor e vice-diretor escolar

Com o intuito de preencher vagas remanescentes para provimento de cargos de diretor e vice-diretor escolar, no âmbito da Rede Pública Municipal Ensino, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promove processo seletivo interno.

As inscrições, que iniciaram na segunda-feira (19/8), seguem até sexta (23), exclusivamente pelo site da Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico(Fundação CEFETBAHIA), conforme especificado no Edital n.° 002/2024, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), edição n.º 2.446.

O documento, além de trazer informações referentes ao amparo legal da iniciativa, também apresenta orientações sobre todas as etapas do processo seletivo, destinado a todos os servidores efetivos, integrantes da carreira do Magistério Público Municipal de Camaçari, ocupantes dos cargos de professor e coordenador pedagógico, processo através do qual se tornarão aptos para as funções de diretor e vice-diretor escolar.

Ao realizar o processo seletivo, Camaçari também atende ao que determina a nova Lei Federal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) n.º 14.113/2020, cumprindo assim mais uma das condicionalidades para o recebimento da complementação pelo Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR).

Para a secretária da Educação, Neurilene Martins, os esforços da administração pública municipal para atender as condicionalidades previstas na nova Lei do Fundeb estão em sintonia com as inovações pedagógicas implementadas na rede, já que todos esses movimentos convergem para a qualificação da oferta do ensino. “São condições que dialogam com a gestão democrática, frequência escolar, educação equitativa, currículo formativo e colaboração entre as esferas administrativas. Tudo sempre com as aprendizagens dos estudantes em foco”, comentou.

Este processo seletivo interno, assim como o primeiro – lançado no 2° semestre de 2023, por meio da Portaria n.º 20/2023, que teve um total de 244 inscritos e cuja homologação do resultado está prevista para o próximo dia 22 – será composto pelas seguintes etapas: prova escrita, entrevista com análise curricular e formação em gestão escolar e liderança educacional.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 26 de novembro de 2024. O cronograma completo, bem como as demais especificidades, orientações e informações úteis, podem ser consultados através deste link.

A Seduc salienta que os educadores que participaram do primeiro processo seletivo, mas não foram habilitados em alguma das etapas, também podem se inscrever. Nesse caso, precisarão participar de todas as etapas novamente, inclusive daquelas em que tenham sido habilitadas no primeiro certame.