Sedur faz inspeção em Busca Vida, após denúncia de crime ambiental

Foto: Luan Moura/ PMC

A fim de averiguar uma denúncia sobre a construção de muro de concreto nas imediações de um condomínio na praia de Busca Vida, no distrito de Vila de Abrantes, na Costa de Camaçari e, em virtude do pedido da população acerca de um posicionamento da Prefeitura de Camaçari, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) realizou nesta sexta-feira (16/7) uma inspeção na área.

Presente no local, a equipe técnica da pasta constatou a existência do dissipador de energia para conter o processo erosivo da costa, nas imediações do Condomínio Porto Busca Vida Resort Residence, que realizou a intervenção previamente autorizada. A contenção, se trata de pranchas de PVC, considerados elementos materiais com menor impacto ambiental possível, que não liberam nenhum tipo de elemento químico e substâncias que possam causar contaminação ou prejuízos ambientais, sem contar que são peças móveis, de caráter provisório e emergencial, que visam dispersar a energia das ondas por conta do avanço do nível do mar.

Segundo o coordenador de Licenciamento Ambiental da Sedur, João Leal, “quando a onda vem, o suposto ‘muro’, vai bloquear essa onda, dissipando essa energia, evitando que tenha assoreamento do continente. Conforme os estudos realizados, o mar já avançou no litoral em mais de 20 metros, então é necessário que se instale esse tipo de equipamento.” concluiu.

Desta forma, a Sedur confirma que ficou constatado que o equipamento que existe no local, é um instrumento moderno para barrar a erosão, chamado dissipador de energia das ondas. Informações da ascom PMC.