Sedur realiza ação com foco na proteção das nascentes do Rio Capivara

O “Ato Capivara”, que promoveu uma ação ambiental de preservação e cuidado dos córregos e das nascentes do Rio Capivara, realizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), no sábado (20/7), no Jardim Limoeiro, mobilizou diversas empresas, instituições parceiras, bem como a comunidade do bairro. A ação faz parte do Programa Águas do Capivara, que identifica nascentes e áreas de proteção permanentes.

Como parte da iniciativa, que está dentro do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) da Sedur, foram plantadas cerca de 4.000 mudas de espécies nativas ao redor do Rio Capivara, no entorno de uma área verde e de preservação de aproximadamente 30 hectares (ha).

O objetivo do plantio foi criar um grande cinturão de proteção, que ajudará a conservar os recursos hídricos e a biodiversidade local, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. A iniciativa é uma medida fundamental para a preservação do Rio Capivara, que tem sofrido com a degradação ambiental ao longo dos anos.

A ação conjunta entre a Sedur, a sociedade civil organizada e a comunidade demonstra a importância da colaboração entre os setores para a promoção de um meio ambiente mais sustentável. A titular da pasta, Andréa Montenegro, agradeceu a presença dos voluntários na ação.  “Essa iniciativa atende a um pedido da população da nossa cidade, que, na revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável (PDDU-S), solicitaram que o poder público destine ainda mais cuidados ao Rio Capivara, que é 100% camaçariense. E, através de ações como essa, vamos conscientizar a população que precisamos nos unir em prol do meio ambiente de Camaçari, protegendo estas fontes vitais e cruciais para manter um ecossistema saudável e garantir o bem-estar da comunidade”, pontuou.



O coordenador de Planejamento Ambiental (CPA) da Sedur, Gilberto Campos, explicou que essa é a primeira etapa da ação de plantio na nascente do Rio Capivara.  “A partir de agora vamos identificar essas nascentes e, junto com a comunidade e parceiros, utilizar algumas estratégias para a manutenção desses locais. Isso faz parte do processo iniciado em 2023, e agora estamos dando o primeiro passo de um projeto, que esperamos, que nos próximos 5 ou 10 anos tenha continuidade e possamos trabalhar com todas as nascentes deste rio”.

A engenheira ambiental e sanitarista, Fernanda Ribeiro, analista ambiental da Futura Soluções Sustentáveis – empresa que coparticipou da ação da Sedur – afirmou que ações como essa são fundamentais para a manutenção das nascentes, garantindo a conservação dos lençóis freáticos. “Além disso, proteger as nascentes faz resguardar também os ecossistemas e promove o bem-estar humano. Engajar a sociedade e as empresas, que estão no entorno, é muito importante. Pois, além de proteger, aumenta a sensação de pertencimento”.

A voluntária da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Iolanda Ellis, gostou muito de participar da ação. “Essa iniciativa é louvável para todos nós, pois cuidar do meio ambiente é um cuidar das futuras gerações. E a gente sabe os impactos da degradação em longo prazo. Por isso, é uma satisfação fazer parte, em parceria com o poder público, desse movimento. Juntos podemos fazer mais”.

Quem também participou da ação, como voluntário, foi Marcos Soares, pastor auxiliar da Igreja Batista da Lagoinha, localizada no bairro Jardim Limoeiro. “Para nós, essa ação é respeitável, pois entendemos que o Senhor se agrada com todo tipo de preservação ambiental. E nós, enquanto servos de Deus, podendo preservar o que o Senhor criou, é muito positivo para nossa sociedade. Pois, precisamos de uma cidade que tenha mais contato com a natureza”. 

Foto: Arquivo