Sesau Fila Zero Itinerante bate recorde de atendimento no Burissatuba e atende cerca de 3,5 mil pessoas

Registrando recorde de público, a 7ª ação da 2ª edição do Sesau Fila Zero Itinerante encerra nesta quarta-feira (7/8) na Unidade de Saúde da Família (USF) Burissatuba. Desde quando foi iniciada, na segunda (5), cerca de 3,5 mil pessoas já foram atendidas, o que gerou a realização de 10 mil procedimentos, aproximadamente, entre exames, consultas e cirurgias.

A diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito, explicou que a expectativa da Secretaria da Saúde (Sesau) era atender algo em torno de 2 mil pessoas, mas que o número foi superado com a adesão da população. Ela, ainda, fez uma avaliação da edição. “Estamos aqui, presencialmente, ofertando exames, realizando marcação para todos os tipos de especialidades e/ou procedimentos e, também, fazendo triagem para cirurgias eletivas. Então, a comunidade está comparecendo e sendo atendida. E a gente sai daqui cumprindo o nosso dever de deixar os moradores plenamente assistidos”.

A ação é voltada, ainda, para os moradores dos bairros Lama Preta, Santa Maria, Residencial Parque das Algarobas e da região do entorno, que são pacientes cadastrados e que aguardavam pela confirmação da data de realização dos procedimentos no sistema da Marcação Integrada.

Nos dias da ação foram ofertados procedimentos, como coleta laboratorial, ultrassonografia de todos os tipos, ecocardiograma, Doppler vascular, avaliação oftalmológica e triagem para cirurgias eletivas, sendo que os demais são agendados, ou seja, as pessoas já saem com a data marcada.


Quem também fez uma análise da ação foi a gestora da USF Burissatuba, Sara Baqueiro. “As pessoas estão conseguindo acesso aos serviços de forma fácil e rápida. Se há alguma demora, é por conta da quantidade de pessoas. Mas, no geral, está sendo muito tranquilo. Então, acho que foi uma iniciativa muito boa para a população daqui, principalmente por ser um bairro periférico e com dificuldade de acesso”.

A dona de casa Leila dos Santos, 37 anos, que estava em busca de exames e atendimento para duas especialidades médicas, fez uma avaliação positiva da ação no Burissatuba. “Muito importante essa atitude de trazer a ação aqui pro bairro. Não só eu, mas acredito que muitos moradores estavam numa fila esperando pela realização de procedimentos importantes. O atendimento está rápido, tudo muito bom”, afirmou.

A opinião foi compartilhada pela ajudante de cozinha, Tailane de Jesus Santos, 27 anos. “Ação maravilhosa! Porque, antigamente a gente tinha que ficar esperando muito tempo na fila de espera para poder fazer uma marcação de exame, além de ter que acordar cedo. Essa foi uma boa iniciativa da prefeitura, que está ajudando a população a colocar em dia os procedimentos pendentes”, finalizou a moradora do bairro Santa Maria.

Com mais de 40 especialidades médicas, além dos exames ofertados, a iniciativa, que acontece em parceria com o Grupo Santa Helena, já foi realizada na USF Jardim Limoeiro II, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Monte Gordo, na USF Phoc Caic, na USF Fonte das Águas, na USF Camaçari de Dentro, e na USF Barra do Pojuca totalizando, nesses seis locais, mais de 15 mil procedimentos, entre exames, consultas e agendamentos na Marcação Integrada.

No total, nesta 2ª edição do Sesau Fila Zero Itinerante serão realizadas 23 ações, sendo que ainda faltam 16. As próximas ocorrerão na sexta e no sábado (9 e 10), na USF Vila de Abrantes; de 12 a 14 (segunda a quarta), na USF Gravatá;  e 16 e 17 (sexta e sábado), na USF Barra do Jacuípe.

Foto: Jean Victor