Suplentes se despedem da Câmara de Camaçari durante a sessão desta terça (26)

A 6º Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (26/03), na Câmara de Camaçari, foi marcada por emoção e discursos de despedida. Os quatro vereadores suplentes, Mar de Areias (União), Vaninho da Rádio (União), Gilvan Souza (PSDB) e Manoel Jacaré (PSDB), deixam a Casa Legislativa. Com a saída, retornarão à Casa Legislativa os titulares dos cargos, que estavam à frente de secretarias municipais, os vereadores Dílson Magalhães Jr. (PSDB), Jorge Curvelo (União), Fafá de Senhorinho (União) e Dr. Elias Natan (PSDB).

O primeiro a discursar na tribuna foi o vereador Mar de Areias, que não segurou a emoção. “É muito difícil estar se despedindo da Câmara Municipal da terceira cidade mais cobiçada da Bahia. Estar aqui como vereador foi muito importante. Eu, um cara humilde, que veio de baixo, que já passou fome, que sabe o que é passar necessidade. Depois da minha passagem aqui, saio com muito aprendizado”, disse.

O vereador Vaninho da Rádio falou sobre gratidão. “Agradeço inicialmente aos 1.103 votos que me trouxeram a este parlamento. Agradeço a minha família, a minha equipe, a cada funcionário desta Casa, desde a pessoa da higienização, até a pessoa da diretoria. Agradeço aos meus amigos irmãos vereadores. Aprendi e tenho aprendido muito com cada um de vocês. Sou da comunicação, é meu estilo o embate forte, mas no meu coração não tem espaço para mágoas, só gratidão”, exaltou.

Em sua fala, o vereador Gilvan Souza ressaltou as relações construídas na Câmara Municipal. “Esse é um ambiente de convivência, de respeito, da diversidade humana, de pensamentos e comportamentos diferentes, de ideologias políticas e, acima de tudo, de muito respeito. Essa Casa, que nos ensina tantas coisas boas, também nos ensina a não fazer coisas ruins. Aqui estamos hoje, saindo deste plenário com as questões políticas, com o debate, perdendo o microfone, mas acima de tudo não perdendo a essência humana”, salientou.

O vereador Manoel Jacaré fez um balanço da sua atuação na Casa. “Quando fui convocado para assumir, me comprometi a não ofuscar o brilho de ninguém, e assim eu fiz. Sempre que assumi a tribuna para apresentar meus projetos, as nossas indicações, sempre foi em favor da minha cidade e do meu povo. Fazer despedida não é fácil, mas gostaria de agradecer a oportunidade que tive de mostrar para a cidade a minha capacidade como vereador. Tentei fazer o melhor, e se eu não conseguir, peço desculpas ao povo dessa cidade”, pontuou.

O presidente da Câmara, Flávio Matos (União), na oportunidade deixou uma reflexão para os quatro suplentes e para quem fica na Casa. “Por mais que estejamos em um espaço de poder, onde a disputa é mais intensa, o importante é que a gente melhore a nossa essência humana olhando para o próximo. Hoje ver aqui 21 vereadores, que até divergem na disputa eleitoral, às vezes ideológicas, mas que um tem uma preocupação com o outro, tanto os vereadores de oposição, quanto os de situação, a convivência é harmônica com todos, respeitando as diferenças, divergências e principalmente a democracia”, destacou.

Após as falas, foram apreciadas ainda 31 matérias em pauta, dentre elas três requerimentos, de números 009, 010 e 011/2024, de autoria da Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Município, agendando Audiências Públicas a serem realizadas na sede e orla, para debater com a população o documento.