Tarso Genro diz que tentativa frustrada de impeachment pode fortalecer Bolsonaro

O ex-ministro da Justiça Tarso Genro alertou que um processo de impeachment frustrado pode fortalecer o presidente Jair Bolsonaro.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Tarso Genro, um dos nomes mais respeitados dentro do PT, afirmou que legalmente Bolsonaro já deu elementos para seu impedimento. 

“Bolsonaro comete um crime de responsabilidade por dia. As condições jurídicas de um impeachment estão dadas. O que tem de ser observado é a oportunidade que isso vai ter de trânsito no Parlamento”, disse.

“Bolsonaro mantém uma maioria sólida, seja por proximidade ideológica, oportunismo, identidade programática na questão das reformas. […] O PT, os partidos de esquerda, os partidos democráticos, têm que avaliar a conjuntura a cada dia, para usar o mecanismo do impeachment no momento em que tiver certeza que tem maioria. Senão, não deve usá-lo, porque uma tentativa de impeachment frustrada pode inclusive fortalecer o Bolsonaro”, acrescentou.

Questionado sobre os eventuais crimes de responsabilidade cometidos por Bolsonaro, o petista respondeu: “Em primeiro lugar a violação de todos os princípios federativos, ao perseguir governadores. Também em relação aos crimes ambientais, à questão sanitária e à soberania nacional. A postura ajoelhada, servil que ele tem em relação aos EUA”.