TCA: Fafá Menezes comemora 30 anos de carreira com novo espetáculo “Mulheres de Sangue”

Fafá Menezes comemora 30 anos de carreira com novo espetáculo. Em “Mulheres de Sangue”, no qual, além de atuar, também assina concepção e direção, a artista alia a dança e o teatro para trazer ao palco as histórias de três mulheres de épocas e lugares distintos, que carregam em si a força de tomar as rédeas de suas próprias vidas e de fazerem suas próprias escolhas, apesar de estarem aparentemente submissas a um homem. “Mulheres de Sangue” tem pré-estreia no dia 11 de abril e segue em temporada de 12 de abril a 12 de maio, de sexta a domingo, sempre às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.

A partir das personagens de Lady Macbeth de Shakespeare, Maria Bonita de Marcos Barbosa e Medéia de Eurípedes, “Mulheres de Sangue” traz à tona qualidades femininas como poder de enfrentamento, articulação, persuasão e ação; em épocas e lugares nos quais as mulheres estiveram subjugadas a um segundo plano, vivendo em um contexto social e humano que lhes impedia de protagonizarem suas próprias vidas. “Elas não são muito diferentes de figuras femininas de todos os tempos até os dias de hoje que tiveram a coragem de quebrar regras e estereótipos e começarem, elas mesmas, a fazerem mudanças em suas vidas”, comenta Fafá Menezes.

No espetáculo, o texto é amplificado e ressaltado pelo corpo. A corporalidade e a coreografia nesse trabalho marcam o percurso da artista, que iniciou com a dança, percorrendo posteriormente os caminhos do teatro. A proposta é consolidar e celebrar três décadas de carreira apresentando personagens icônicas que confrontem as pessoas com o lado obscuro do ser humano. “Não espero da plateia nem empatia nem repulsa; proponho uma reflexão sobre quão humanos e sensíveis podemos ser, mas também sobre a animalidade e o instinto que vivem, ou sobrevivem, na essência de cada um de nós”, ressalta a artista.

Responsável pela concepção de todo o espetáculo, Fafá selecionou trilhas sonoras com estilo musical muito definido a cada personagem com intuito de criar ambiência, sensação e expressão corporal à cada mulher que viverá no palco. A força e a intensidade de Lady Macbeth são embaladas por rifes pesados de guitarra ao estilo de Pink Floyd; a força serena e contida de Maria Bonita vem com melodias suaves de pifes nordestinos; e a dramaticidade de Medéia traz músicas de Richard Wagner e Maria Callas.

Toda a paixão, loucura e coragem que correm nas veias das personagens e os seus trágicos finais fazem delas “Mulheres de Sangue”. Esse sangue simboliza o vermelho das paixões e faz alusão à menstruação, ao parto e ao sacrifício. O sangue por onde corre a vida e por onde ela se esvai. O sangue na vida dessas mulheres que estão literalmente entre matar, morrer ou deixar viver.

No espetáculo, Lady Macbeth, Maria Bonita e Medéia estão ali, expostas, de coração aberto, como cordeiros que serão sacrificados. Uma catarse acontece no palco, por meio dos dramas, da luta, da força de cada uma dessas mulheres perante o mundo. Mas também através de suas fraquezas perante si próprias, a cobiça, a raiva, o ciúme, que são parte de cada indivíduo. O sacrifício está no palco e Fafá Menezes o oferece à plateia. Ali está não só o sangue das três personagens, mas também o da própria artista, dessa quarta mulher que ao longo de 30 anos de carreira deu vida e passagens a tantas outras. Ali também estão expostos, desnudos, sua força, seu trabalho, suas ambivalências, sua história.

SERVIÇO

Mulheres de Sangue

Pré-estreia: 11 de abril de 2019 (quinta-feira), 20h

Temporada: 12 de abril a 12 de maio de 2019, sexta a domingo, 20h

Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves

Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Classificação indicativa: 10 anos

VENDAS

Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou pelos canais da Ingresso Rápido. Acesse página de vendas em http://site.ingressorapido.com.br/tca.

MEIA ENTRADA

A concessão da meia-entrada é assegurada em 40% do total dos ingressos disponíveis para o evento.

Estejam atentos! O Teatro Castro Alves cumpre a Lei Federal 12.933 de 29/12/2013, que determina que a comprovação do benefício de meia-entrada é obrigatória para aqueles que gozam deste direito. Estudantes devem apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), não sendo aceitos outros documentos.

Data: 11/04/2019 a 14/04/2019

Comentários no Facebook