Um terremoto de magnitude preliminar de 6,9 foi registrado na madrugada desta quinta-feira (22) no México. Duas pessoas morreram, segundo informações preliminares das autoridades.
Esta é a réplica mais forte do tremor de 7,7 registrado na última segunda-feira (19), com um saldo de duas mortes e mais de 3.000 prédios danificados, segundo o Serviço Sismológico Nacional local. Até agora, houve 1.229 réplicas desse evento.
O movimento surpreendeu os habitantes da Cidade do México quando já dormiam. Muitos deles fugiram ao ouvir o alerta sísmico de pijama e alguns carregando seus cães, que não paravam de latir.
Autoridades da capital informaram que uma mulher morreu após bater a cabeça ao cair da escada de sua casa, após a ativação do alerta sísmico.
Com um som estrondoso, este alarme viaja mais rápido que as ondas sísmicas e avisa sobre um grande terremoto um minuto em média antes de ocorrer, permitindo que você evacue casas ou encontre uma área segura.
O epicentro foi localizado a 84 km de Coalcomán, no estado de Michoacán (oeste), onde se originou o evento principal.
O presidente Andrés Manuel López Obrador disse que o terremoto foi sentido na Cidade do México e nos estados de Michoacán, Colima, Jalisco e Guerrero, todos com costas do Pacífico.
“Até o momento não há relatos de danos”, disse o presidente em um vídeo gravado em seu gabinete enquanto conversava com a prefeita da capital, Claudia Sheinbaum, e transmitido pelo Twitter.
O terremoto foi fortemente sentido em várias áreas da Cidade do México e sua área metropolitana, localizada a cerca de 400 km do epicentro e que abriga cerca de 22 milhões de pessoas.
Após o tremor, Sheinbaum informou que helicópteros oficiais sobrevoavam a cidade e que não havia relatos de danos. Da AFP.