Torneio Baiano aumenta expectativas para o Sul Americano de Vôlei na Costa de Camaçari

As performances dos atletas de vôlei, oriundos de diversos estados brasileiros e também de outros países, já transformaram Guarajuba, na Costa de Camaçari, em um cenário de fortes emoções. É que o Torneio Baiano Guarajuba, campeonato que antecede a disputa oficial da 5ª Etapa do Sul Americano de Vôlei de Praia, já começou e o evento permite um vislumbre do que está por vir.

Nesta quinta-feira (18/04), 16 esportistas do Paraná, Santa Catarina, Bahia e também do Paraguai deram uma mostra de garra e técnica, promovendo um espetáculo à parte. A disputa, que também serve como oportunidade para avaliação do espaço e adaptação da equipe de arbitragem, também rendeu premiação aos primeiros colocados ao final das disputas.

Tanto a estrutura, montada em um terreno cedido pelo Guarajuba Shopping, na Estrada do Coco (BA-099), entre as localidades de Guarajuba e Monte Gordo, como o apoio e o incentivo por parte da gestão municipal para a realização da competição na cidade, foram muito elogiados por atletas e organizadores da disputa esportiva internacional.

O organizador da 5ª Etapa do Sul Americano de Vôlei de Praia, Paulo de Tarso, frisou o fato deste ser o maior evento de vôlei do continente. “Teremos a presença de oito países. É um evento de suma importância e o apoio da Prefeitura de Camaçari, que desde o início foi muito receptiva, foi essencial. Estou muito grato por isso”, declarou.

Além de atrair atletas renomados, como o campeão olímpico Ricardo Santos e a medalhista Pan Americana Carolina Horta, que por diversas vezes defenderam o Brasil em competições mundiais, o evento também trouxe para Camaçari grandes nomes do universo da arbitragem, como a diretora de Arbitragem da Federação Brasileira de Vôlei, Edilene Andrade, única árbitra baiana a apitar em uma Olímpiada, e Maria Amélia Vilas Boas, membro da Comissão de Arbitragem da Federação Interacional de Voleibol (FIVB). “É um prazer estar em Camaçari supervisionando esta grande campeonato”, declarou Maria Amélia. Entre fase classificatória e semifinal, foram 10 jogos nesta quinta-feira, com oito duplas masculinas e oito femininas.

Sul Americano – A partir desta sexta-feira (19/04), até o domingo (21/04), o espaço será palco da aguardada Etapa do Sul Americano, uma oportunidade dos atletas melhorarem suas posições no ranking nacional e garantirem participação na seletiva das Olimpíadas de Tóquio 2020. A dupla Fabiane e Priscila ocupam o primeiro lugar no ranking baiano atualmente e ambas mostraram-se animadas para a disputa que as aguarda. “Vamos dar o nosso melhor e continuar defendendo o Brasil com tudo o que temos, com toda a nossa energia”, declarou Priscila.

Comentários no Facebook