A Polícia Militar da Bahia (PMBA) promoveu a palestra “Autismo sem mistérios: estratégias e suporte para policiais militares”, na terça-feira (22), com o objetivo de levar aos comandantes militares estaduais mais informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento foi realizado no auditório do Quartel do Comando Geral da PMBA e contou com a presença do comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, e oficiais que atuam em unidades operacionais e administrativas dos comandos de policiamento regional da capital e da RMS.
A palestra foi ministrada pela psicóloga e subtenente Claudia Gomes, do Departamento de Saúde (DS), que é mestra e doutoranda em Psicologia pela UFBA. A militar esclareceu informações ao público presente, apresentou os níveis de gravidade do TEA, bem como as comorbidades; as formas de tratamento e intervenções, a inclusão no ambiente escolar; além da importância da rede de apoio que os pais precisam para cuidar dos filhos.
“Se os pais não cuidarem de si, eles não vão conseguir desenvolver esse papel de ser pai, de ser mãe. A gente não é só pai, não é só profissional, mas também nós somos homens e mulheres. E este autocuidado é primordial e temos que ter uma rede apoio”, frisou a psicóloga.
Ao final, o comandante-geral entregou o certificado à palestrante e agradeceu pela sua disponibilidade e comprometimento. “Essa ação é de extrema importância para difundir o conhecimento sobre o espectro autista e proporcionar à corporação estratégias para melhor atender às necessidades dos policiais militares que têm filhos com a patologia”, declarou.
Texto: Polícia Militar – DCS