Tratamento de pacientes com câncer é retomado em Camaçari após recomendação da Defensoria Pública

O tratamento de pacientes com câncer foi retomado em Camaçari, cidade na região metropolitana de Salvador, após recomendação da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA). As atividades foram retomadas no dia 1º de julho, mas a informação só foi divulgada nesta sexta-feira (10).

Após receber informações de que as consultas e exames no Centro de Oncologia de Camaçari (CEONC) tinham sido suspensos por decisão dos órgãos municipais, a Defensoria expediu uma recomendação para que fosse elaborado um plano de retomada do atendimento e tratamento destes pacientes.

Entre as recomendações dos órgãos de saúde em relação a Covid-19 é que, mesmo fazendo parte do grupo de risco, os pacientes com câncer não devem interromper o tratamento oncológico durante o período da pandemia.

As atividades da unidade de saúde foram retomadas no dia seguinte após o recebimento da recomendação. No documento, a DPE requisitou a elaboração do plano de retomada de atendimento e tratamento de pacientes graves e, particularmente, com câncer.

Além disso, a instituição também pediu detalhes à CEONC sobre as medidas adotadas para evitar contágio dos pacientes pela Covid-19 e o cronograma de cada etapa da retomada.

Na resposta, enviada no dia 2 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que todos os serviços estão funcionando normalmente, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, referentes aos cuidados na pandemia. Os demais detalhes solicitados pela Defensoria não foram respondidos. Via G1.