Três policiais civis são demitidos após denúncias de extorsão e sequestro em Salvador serem confirmadas

Três investigadores foram demitidos da Polícia Civil, nesta quinta-feira (14/5), conforme o Diário Oficial da Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a motivação foi o envolvimento deles em extorsões e sequestro contra comerciantes dos bairros de Pau da Lima e São Marcos, na capital baiana. Apesar de não terem os seus nomes revelados, o Aratu On apurou que, à época da prisão, em 2016, eles foram identificados como José Manuel Almeida Rocha Lyra, Renê Ramos Filho e Luís Ignácio Spínola,

Após denúncias das vítimas, o trio chegou a ficar preso preventivamente por 30 dias, na Corregedoria da Polícia Civil, no bairro do Rio Vermelho, após serem reconhecidos. Atualmente, dois deles permaneciam na ativa e um já estava aposentado.

As autoridades iniciaram a investigação após os comerciantes informarem à polícia que o trio abordava as vítimas, que eram obrigadas a entrar na viatura, e lá, eram coagidas com ameaças verbais. O preço da liberdade era o pagamento de propina, o que poderia acontecer em dinheiro, ou através de mercadorias. Eles agiam em Pau da Lima e toda região da Estrada Velha do Aeroporto.

O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi conduzido pela Corregedoria Geral da SSP. A pasta não informou se eles serão presos novamente. Informações do Aratu on.