Turquia e Egito retomaram os “contatos diplomáticos” pela primeira vez desde que romperam suas relações em 2013, após a destituição do presidente egípcio, Mohamed Mursi – declarou o chefe da diplomacia turca nesta sexta-feira (12).
“Temos contatos com o Egito no nível dos serviços de Inteligência e do Ministério das Relações Exteriores. Os contatos já começaram no nível diplomático”, disse Mevlüt Cavusoglu à agência de notícias estatal turca Anadolu.
Segundo o ministro turco, a retomada das relações está sendo feita “pouco a pouco” e seguindo um “roteiro”.
“Não houve condições prévias por parte dos egípcios. Nós também não fizemos. Mas, como as relações estiveram interrompidas há anos, não é fácil agir como se nada tivesse acontecido”, explicou.
Nas últimas semanas, Ancara multiplicou suas declarações conciliadoras em relação ao Cairo.
No início de março, o chefe da diplomacia turca disse estar “disposto” a negociar um acordo de delimitação marítima com o Egito no Mediterrâneo oriental, uma área rica em petróleo.
As relações entre Ancara e Cairo têm sido muito tensas desde a queda em 2013 do primeiro presidente egípcio eleito democraticamente, Mohamed Mursi, membro da Irmandade Muçulmana e apoiado pela Turquia.
Em diversas ocasiões, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, chamou o atual líder egípcio, Abdel Fatah Al-Sissi, de “líder golpista”, mas suavizou suas críticas nos últimos meses. Da AFP.