Universidade oferece consultoria gratuita para declaração de imposto de renda; TJBA promove doações

Foto: Reprodução

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 (ano-base 2019) termina no dia 30 de abril. E, com a proximidade da data-limite, algumas instituições da Bahia promovem campanhas destinadas aos contribuintes.

A Universidade Salvador (Unifacs) oferece consultoria gratuita para a população da capital baiana e de Feira de Santana que vai realizar a declaração de Imposto de Renda. A ação consiste em consultoria feita por estudantes de Ciências Contábeis pela internet. A Universidade informa, contudo, que apenas os contribuintes com limite de renda de até R$ 60 mil anual terão direito ao benefício.

Os interessados devem encaminhar seus documentos escaneados para o e-mail: naf@unifacs.br (contribuintes de Salvador) ou naf.fsa@unifacs.br (contribuintes de Feira de Santana). A partir daí, a Universidade vai montar a declaração e, antes de encerrar o processo, encaminhar de volta ao contribuinte para conferência e qualquer correção.

A Unifacs também incentiva que os contribuintes façam uma doação a partir de R$ 10 para a Cooperativa de Catadores de Recicláveis (Canore), que, devido à pandemia do coronavírus, sofreu queda no ritmo de trabalho. Para doar, os interessados devem acessar o site da cooperativa.

De acordo com a Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil, até o dia 30 de março foram recebidas, no estado, 338.579 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2020. A expectativa do órgão é de que sejam entregues até o final do prazo cerca de 1.277.000 declarações em toda a Bahia.

Campanha de doação

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) também realiza uma ação voltada para quem vai declarar Imposto de Renda. A campanha, denominada Imposto do Bem, incentiva a população a destinar parte do valor devido do imposto de renda para projetos sociais com crianças e adolescentes.

De acordo com o TJBA, a doação deve respeitar o limite de 1% do imposto devido para pessoa jurídica e 3% para pessoa física. Os interessados devem fazer a doação durante a realização da declaração de Imposto de Renda.

O TJBA explica que, no programa de Declaração de Ajuste Anual IRPF, após o preenchimento de sua declaração, o contribuinte precisará clicar em “Resumo da Declaração – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Ao selecionar o ícone denominado “Novo”, ele vai escolher o Fundo ao qual será destinada sua doação e preencher o campo denominado “Valor”, observando o limite disponível.

Após o procedimento, o contribuinte deverá clicar na aba “Resumo da Declaração – Cálculo do Imposto” para verificar o valor que será destinado ao Fundo no campo “Dedução de Incentivo”, com a especificação do valor a ser pago.

Por fim, o contribuinte deverá acessar a aba “Imprimir DARF – Doações Diretamente na Declaração – Eca”, gerar a guia com o valor correspondente e efetuar o pagamento até o último dia permitido para concluir a declaração do imposto de renda. Informações do G1.