Vacinação contra H1N1 é suspensa em cidades da Bahia por falta de doses; confira lista

Foto Ilustração

A vacinação contra o vírus H1N1 foi suspensa temporariamente em, ao menos, quatro cidades da Bahia após as prefeituras registrarem falta das doses. [Confira lista ao final da reportagem]

A previsão é que campanha só seja retomada após o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde. Nessa primeira etapa, apenas idosos e profissionais da saúde são vacinados.

A vacinação começaria na segunda quinzena de abril, mas foi antecipada para este mês de março. A decisão foi do Ministério da Saúde, por causa do casos de coronavírus no país. Até a manhã desta quarta-feira, o número de casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na Bahia passava de 70.

Por isso, desde segunda-feira (23) idosos e profissionais da saúde são vacinados em postos e pelo sistema drive thru”, quando as pessoas são vacinadas sem saírem do carro. [Confira no final da matéria as etapas da vacinação]

Apesar disso, cidades como Ilhéus, no sul do estado, Juazeiro, no norte da Bahia, Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, e Luís Eduardo Magalhães, que fica no oeste, suspenderam a campanha por falta de doses.

Veja abaixo a situação das cidades

Ilhéus

Na cidade do sul da Bahia, a vacinação está suspensa desde terça-feira (24). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, houve problemas na central de distribuição da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em Salvador.

A previsão é de que novas doses cheguem a Ilhéus na sexta-feira (27). A primeira remessa das vacinas enviadas para a cidade teve 12 mil doses. Cinco mil foram distribuídas nas unidades de saúde e as outras sete mil foram reservadas para reposição.

Juazeiro

Também em Juazeiro, no norte da Bahia, as doses acabaram na terça-feira (24).

Segundo informações da Prefeitura de Juazeiro, as vacinas terminaram porque o órgão recebeu apenas 19% do estoque encomendado. A previsão é que a vacinação seja retomada nesta quarta-feira (25).

Lauro de Freitas

Assim como outras cidades, as doses da vacina acabaram em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, no segundo dia de campanha, na terça-feira (24).

Segundo a prefeitura da cidade, não há uma a data para que a vacinação volte a ocorrer, já que aguarda o envio de um novo lote da vacina pelo Ministério da Saúde.

Luis Eduardo Magalhães

A prefeitura de Lauro de Freitas comunicou no site oficial que as doses da vacina também acabaram na cidade. A previsão é que um novo lote chegue no município na próxima sexta-feira (27).

Apesar disso, a prefeitura orienta que as pessoas só se desloquem para os postos de vacinação na segunda-feira (30), quando a vacinação será retomada na cidade. Veja aqui o anúncio feito pela prefeitura sobre a suspensão.

Esquema de vacinação 1ª fase

  • 23 a 27 de março: idosos que nasceram entre janeiro e março;
  • 30 a 4 de abril : idosos nascidos entre abril e junho;
  • 6 a 9 de abril: para idosos nascidos entre julho, agosto e setembro
  • 13 a 18 de abril: para idosos nascidos entre outubro, novembro de dezembro.

Esquema de vacinação 2ª e 3ª fase

  • 16/04: 2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • 09/05: 3ª fase- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. Informações do G1.

Comentários no Facebook