O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o sarampo, da população de 20 a 49 anos, até o dia 31 de outubro, em todo o país. Dados preliminares das secretarias estaduais de saúde, apontam que desde o início da ação, em março, até o dia 17 de agosto, foram vacinadas 5,29 milhões de pessoas nessa faixa etária, o que corresponde a 5,8% do público-alvo.
Para viabilizar a estratégia de vacinação, foram enviadas 4,3 milhões de doses da vacina, além do quantitativo para o atendimento de rotina. O Ministério da Saúde ressalta que o sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa pode transmitir para até 18 outras pessoas e a disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
As duas primeiras etapas de vacinação ocorreram em 2019, com a realização de ações nacionais, em outubro, para crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. E, a segunda etapa, foi realizada em novembro para a população de 20 a 29 anos. A terceira etapa, que ocorreu entre 10 de fevereiro a 13 de março deste ano, teve como público-alvo a população de 5 a 19 anos.
Além disso, encontra-se em processo de elaboração o ‘Plano de Ação para Interrupção da Circulação do Vírus do Sarampo no Brasil, 2020, que tem como objetivo elencar as atividades fundamentais e necessárias aos três entes federativos, envolvendo vigilância, imunização, laboratório e assistência, para que se possa alcançar a eliminação do sarampo no país. Informações do Portal A Tarde.