A vacinação por drive-thru contra a covid-19 começou a ser realizada nesta quinta-feira (28), em Salvador. Por enquanto, a imunização é exclusiva para profissionais de saúde. O que mudou é que, antes, apenas o pessoal da linha de frente podia ser vacinado. Agora, todos os trabalhadores de hospitais públicos e conveniados podem ser protegidos, independentemente da área de atuação. Segundo a prefeitura, até domingo, 35 mil pessoas devem ser vacinadas.
Os locais com vacinação são Arena Fonte Nova, Centro de Convenções, e o 5º Centro de Saúde Clementino Flagra, nos Barris. A imunização começou por volta das 8h. Na Arena Fonte Nova, a fila estava alcançando a região de Nazaré.
O prefeito Bruno Reis disse que a expectativa é concluir esta etapa de vacinação até sábado. “Ampliamos hoje o atendimento para os trabalhadores dos hospitais públicos e contratualizados do SUS. No sábado vamos iniciar a vacinação em 10 unidades. Nossa expectativa é até o domingo concluir a vacinação da essa etapa”, disse.
São seis baias de vacinação na Fonte Nova e cada atendimento leva de 5 a 10 minutos porque os agentes de saúde estão checando os dados antes de aplicar o imunizante.
Fura fila
Para evitar que alguém que não é da saúde consiga se vacinar, a prefeitura montou uma esquema de checagem. Funciona assim: os hospitais mandam a lista dos profissionais de saúde para a Prefeitura, o Município checa com o Ministério da Saúde, e depois devolve as listas para os hospitais com os possíveis ajustes. Então, o hospital checa e assina o documento. Em seguida, os profissionais não avisados através de mensagem de celular.
Na hora da vacinação, os trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde responsáveis pela imunização checam se o nome da pessoa que está na fila consta na lista daqueles que serão vacinados, por isso é importante que os profissonais de saúde não esqueçam de levar o documento de identidade.
Lista de hospitais que os trabalhadores poderão ser imunizados nos drive thrus
01 – Hospital Municipal de Salvador;
02 – Hospital Martagão Gesteira;
03 – Hospital Santa Izabel;
04 – Hospital Ana Nery;
05 – Hospital da Mulher;
06 – Hospital Roberto Santos;
07 – Hospital Geral do Estado (HGE);
08 – Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES);
09 – Hospital Manoel Vitorino;
10 – Hospital Geral Ernesto Simões Filho;
11 – Hospital Otávio Mangabeira;
12 – Maternidade João Batista Caribé;
13 – Hospital Eládio Lasserre;
14 – Maternidade José Maria de Magalhães Neto;
15 – Maternidade Tsylla Balbino;
16 – Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA);
17 – Maternidade Climério de Oliveira;
18 – Hospital Espanhol;
19 – Hospital Santa Clara;
20 – Instituto Couto Maia;
21 – Hospital Juliano Moreira;
22 – Hospital Especializado Mário Leal Ferreira;
23 – Maternidade Albert Sabin;
24 – Hospital do Subúrbio;
25 – Hospital Professor Carvalho Luz;
26 – Hospital Salvador;
27 – Hospital Dois de Julho. Informações do Correio*.