Moradores denunciaram a situação do Cemitério Recanto da Saudade, localizado no município de Candeias, na região metropolitana de Salvador. Eles registraram em vídeo imagens de caixões abertos a céu aberto espalhados pela unidade.
“Total abandono, lixo e mais lixo no cemitério”, diz um homem que participa do registro em vídeo.
Em nota divulgada nesta quinta-feira (18), a prefeitura de Candeias informou que os caixões foram retirados das gavetas para a limpeza das sepulturas e retirada das ossadas, procedimento que deve acontecer no prazo de três anos. A gestão do município explica que as ossadas humanas são acondicionadas e retiradas, assim como os caixões, para a destinação final, que é a cremação de todo material.
Por fim, a gestão municipal garantiu “o compromisso de zelar e dar manutenção ao cemitério municipal”.
Veja a nota de esclarecimento divulgada pela prefeitura de Candeias:
A Prefeitura de Candeias informa os critérios para o procedimento de roçagem e faxina da área externa e dos túmulos do cemitério Recanto da Saudade, executada nesse período pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) fruto de imagens divulgadas nas redes sociais.
Os caixões foram retirados das gavetas para a limpeza das sepulturas e retirada das ossadas, que deve acontecer no prazo de três anos. Enquanto a empresa responsável retira e faz a cremação dos restos mortais, com exceção das ossadas que os familiares dão outro destino.
O município reafirma o compromisso de zelar e dar manutenção ao cemitério municipal, assim como oferecer proteção aos coveiros que trabalham com os devidos EPI’s, principalmente em sepultamentos com suspeita ou confirmação de Coronavírus. Informações do G1.