O Vitória teve um bom início na temporada de 2024 ao estrear no Campeonato Baiano vencendo a Jacuipense por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (17), na Arena Valfredão, em Riachão do Jacuípe. Yuri Castilho marcou o único gol do jogo disputado com o estádio lotado e o Rubro-Negro jogou com a camisa com a estrela acima do escudo, simbolizando a conquista do Brasileiro no ano passado.
Com o resultado, o Vitória soma três pontos ganhos e divide a liderança com o Bahia de Feira, seu próximo adversário, sábado (20), às 16 horas, no Barradão. A equipe de Feira de Santana supera a rubro-negra no critério de gols após golear Jacobina por 6 a 1 na abertura do Baianão.
O Vitória começou o duelo com três dos 14 contratados: lateral Patric Calmon, volante Willian Oliveira e atacante Caio Dantas. Mais dois, o lateral Lucas Esteves e o atacante equatoriano Eryc Castillo, entraram no decorrer do segundo tempo.
O Vitória apresentou um futebol consistente, enfrentou dificuldades com o gramado alto e fofo, mas comandou as ações, criou situações de gol e somente quase no fim da partida permitiu ao adversário ter uma chance real: o goleiro Lucas Arcanjo se agigantou diante do atacante Jeam e defendeu a bola com o pé.
Além do gol marcado aos 23 minutos, na sequência de um chute de Osvaldo que acertou o travessão e Yuri Castilho botou a bola para dentro, o Vitória construiu oportunidades para ampliar. A mais clara foi no final do primeiro tempo, quando Matheusinho serviu a Osvaldo e o goleiro defendeu o chute forte de dentro da área.
No segundo tempo, obrigado a sair em busca do empate, a Jacuípense ficou mais exposta defensivamente e o Vitória nos contra-ataques poderia ter conquistado um resultado com placar mais dilatado. A imperfeição nas finalizações não permitiu.
CAMPEONATO BAIANO | Fase de Classificação
JACUIPENSE 0 X 1 VITÓRIA
Data: 17/01 | Quarta-Feira
Local: Arena Valfredão, Riachão do Jacuípe/BA
Arbitragem: Emerson Ricardo de Almeida Andrade, auxiliado por Jucimar dos Santos Dias e Antonielson Jesus da Silva
Gol: Yuri Castilho aos 23min do 1º tempo
Cartão Amarelo: Dudu, Wagner Leonardo (VIT) e Pablo (JAC),
Público: 3. 473 pagantes
Renda: R$95.920,00
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Patric Calmon (Lucas Esteves); Dudu, Willian Oliveira (Rodrigo Andrade) e Matheusinho; Osvaldo (Eryc Castillo), Caio Dantas (Mateus Gonçalves) e Iury Castilho (Zé Hugo). Técnico: Léo Condé.
FOTOS: Victor Ferreira/ECV