Vitória tenta quebrar jejum de triunfos diante do Brasil de Pelotas

Foto: Letícia Martins/ECVitória

Quando a bola rolar para Vitória e Brasil de Pelotas, nesta sexta-feira, 30, às 19h15, o Rubro-Negro vai ter pela frente um time que está atrás dele na tabela de classificação. Enfrentar equipes piores colocadas normalmente é algo positivo, mas não tem funcionado assim para o Leão. A partida dessa noite é válida pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a última do primeiro turno, e acontece no Barradão.

Dos quatro triunfos rubro-negros na Série B, só um veio contra equipes que estão entre as dez piores da competição. O adversário em questão foi o Oeste, lanterna da Segundona. As outras três vitórias foram contra Cuiabá, Paraná e Sampaio Corrêa. O Auriverde e o Tricolor, atualmente entre os cinco primeiros, eram líderes quando foram derrotados pelo Leão.

Além desses triunfos, houve ainda empates fora de casa contra a atual líder, Chapecoense, Juventude, Ponte Preta e CRB, que ocupam, respectivamente, a quarta, sexta e sétima posições. O aproveitamento do Vitória é de 43% diante dos times que estão entre os dez primeiros colocados. Esse número despenca para 29% quando a ‘página da tabela’ é virada.

As últimas rodadas funcionam como exemplos dessa situação. Na sequência de sete jogos sem vencer do Rubro-Negro, cinco adversários estavam atrás do Leão na tabela antes da bola rolar. A sequência, inclusive, era vista como uma oportunidade de o time crescer e se estabelecer entre os primeiros colocados, mas aconteceu justamente o contrário.

CSA, Operário-PR, Avaí, Guarani e Botafogo-SP tiraram pontos do Vitória e, entre eles, só o Tricolor não ultrapassou o Rubro-Negro na tabela de classificação. Situação que pode acontecer mais uma vez nesta sexta, se o time for derrotado pelo Brasil de Pelotas, já que ambos estão empatados com 20 pontos. Atualmente, o Leão leva a melhor no saldo de gols.

O confronto direto foi um dos pontos abordados por Eduardo Barroca na entrevista coletiva após o treino desta quinta, 29. O treinador levantou ainda outros dois motivos que reforçam a importância de vencer.

“Primeiro que é confronto de adversário com pontuação próxima. Segundo, por nossa necessidade de vitória, interromper essa sequência negativa. E a terceira é ter a clareza de que tipo de campeonato vamos ter que fazer no segundo turno para melhorar. Eu vejo dessas três formas”, concluiu Barroca.

Reforços prontos

Barroca vai ter os dois reforços anunciados esta semana à disposição. Matheus Frizzo e Thiago Lopes treinaram com o grupo na quarta e quinta, 28 e 29, e estão regularizados. Lopes, que é meia-atacante, tem chance de já começar entre os titulares. “Vamos ver se vamos usar ele no jogo ou não. Se não começar jogando, com certeza vai ser uma opção para o jogo”, disse o comandante.

O treinador também vai ter o retorno de Thiago Carleto, que cumpriu suspensão automática na última rodada. Barroca voltou a falar sobre usar o lateral como ponta. “Pode (jogar avançado) porque é um jogador com potencial de definição muito bom. Chuta de fora da área, tem bola parada, cruzamento muito bom”, avaliou.

Alisson Farias e Fernando Neto seguem fora do time, e a lista de desfalques passa a ter os nomes de Ewandro, Juninho Quixadá e Leandro Silva.

VITÓRIA X BRASIL DE PELOTAS – 19ª RODADA DO BRASILEIRÃO SÉRIE B

Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador (BA), às 19h15 
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha Assistentes: Lilian Fernandes e  Andrea Izaura Maffra (Trio do Rio de Janeiro)
Vitória – Ronaldo; Léo, João Victor, Maurício Ramos e Thiago Carleto; Guilherme Rend, Lucas Cândido e Thiago Lopes; Mateusinho, Vico e Léo Ceará. Técnico: Eduardo Barroca.
Brasil de Pelotas – Rafael Martins; Rodrigo Ferreira, Nuno, Héverton e Alex Ruan; Bruno Matias, Gustavo, Cazonatti, Matheus Oliveira, Danilo Gomes e Felipe Albuquerque; Luiz Henrique. Técnico: Cirilo. Informações do Portal A Tarde.