Votação de pedido de calamidade pública na Bahia será realizado por deputados através de sistema virtual

O pedido de calamidade pública feito à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), pelo governador Rui Costa, está previsto para ser votado na manhã de segunda-feira (23). A solicitação do governador foi feita como uma forma de combater a propagação do coronavírus.

A deliberação marcará a estreia de um sistema de votação remota, que permitirá uma espécie de plenário virtual, onde os deputados darão seus votos sem a necessidade da presença física.

Segundo a presidência da Alba, o sistema só será utilizado em casos extraordinários. A sessão virtual está programada para acontecer às 10h.

A deliberação será transmitida através da TV Alba, emissora oficial da casa.

Ainda de acordo com a presidência da Alba, o novo sistema de votação ó poderá ser usado “em situações de guerra, convulsão social, calamidade pública, pandemia, emergência epidemiológica, , colapso no sistema de transportes ou situações de força maior que impeçam ou inviabilizem a reunião presencial dos deputados na sede da Assembleia Legislativa”.

O pedido de Rui Costa é de que seja declarado estado de calamidade pública na Bahia, com efeitos até 31 de dezembro deste ano.

Coronavírus na Bahia

A Sesab divulgou neste domingo (22) que a Bahia tem 55 casos confirmados de coronavírus. Dos oito novos casos, 5 são em Salvador, 2 em Porto Seguro e 1 em Barreiras, que até então não tinha casos confirmados. Segundo a Sesab, Todos os novos casos são importados ou de transmissão local.

Dos seis novos casos, cinco são em Salvador e um é em Conceição do Jacuípe, que até então não tinha casos confirmados. Destes, cinco foram diagnosticados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) e um caso por um laboratório privado da capital baiana.

De acordo com a Sesab, todos os casos foram importados ou de transmissão local. Ainda segundo o órgão, 601 casos suspeitos foram descartados e não há óbitos registrados no estado por causa do COVID-19.

Os municípios com casos positivos são: Salvador (33); Porto Seguro (7); Feira de Santana (6); Lauro de Freitas (3); Prado (2); Itabuna (1); Camaçari (1); Barreiras (1) e Conceição do Jacuípe (1). Informações do G1.

Comentários no Facebook