Passagens por unidades policiais quando adolescente, uma como adulto, envolvimento com execuções de rivais, tentativas de homicídios, venda de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores fazem parte da extensa lista criminal de Marcos Vinícius Santos Longo, 21 anos, o ‘King’. O autor de um cárcere privado, na manhã desta quinta-feira (18), em Portão, município de Lauro de Freitas, possuía dois mandados de prisões.
Usando cabelos loiros, ou com cortes diferentes, o criminoso escapava das abordagens e ações de inteligência realizadas pelas polícias Militar e Civil da Região Metropolitana de Salvador (RMS). King era o responsável por assassinar rivais, traidores da quadrilha e usuários que ficavam devendo dinheiro. Pelo menos em 20 casos de execuções e tentativas de homicídios existem fortes indícios da sua participação.
A titular da 34ª Delegacia Territorial (DT/Portão), Andrea Barreto Arrais, informou que os dois mandados contra ele foram solicitados pela sua unidade. “Indivíduo frio, perigoso, que já atirou contra equipes da PM e PC. Esperamos que ele permaneça o máximo de tempo possível longe da sociedade”, comentou. A delegada acrescentou que, no flagrante de hoje, King foi autuado por porte ilegal de arma de fogo, cárcere privado, tráfico de drogas (porções de entorpecentes foram apreendidas) e também por associação criminosa.
Mais cedo, durante a negociação, o comandante da 52ª CIPM, major Fabrício Silva, lembrou que o caso começou após patrulhamento de rotina. “Diariamente combatemos o tráfico de drogas. O problema é que existem os consumidores, financiadores das quadrilhas, e esses jovens se matam pelo melhor ponto de venda. Mais uma vez a nossa parte foi realizada”, desabafou o oficial.
Com a prisão convertida para preventiva, King será encaminhado para o Sistema Prisional, ficando à disposição da Justiça.
Fonte: Ascom/Alberto Maraux