Mata de São João: Prefeitura elabora protocolo de retomada para academias e restaurantes

Em reunião realizada nessa segunda-feira (29) com donos de academias de ginástica e proprietários de restaurantes para avaliar a possibilidade da reabertura desses estabelecimentos, o prefeito Marcelo Oliveira expôs a realidade diante da pandemia, onde no momento, Mata de São João possui 60% dos pacientes totalmente curados.

A ideia de reabrir as academias deve-se ao fato de que àqueles pacientes que possuem síndromes respiratórias são os mais acometidos pelos sintomas do Coronavírus. Sendo assim, as academias atuam como agente fundamental na promoção dos cuidados com a saúde. O Prefeito Marcelo deixou claro que a retomada será feita de forma cautelosa, seguindo o protocolo em questão, e salientou que caso a curva seja alterada, a decisão será repensada.

Os restaurantes que participarão da retomada serão apenas os da Sede do município, que atendem somente ao público local e irão funcionar em horário pré-estabelecido, a partir do dia 15 de Julho, data também provável para reabertura de academias.

”Elaboramos um protocolo com uma série de compromissos que vocês terão que cumprir para que a segurança das pessoas e de todos os funcionários seja garantida. Além disso, vamos passar confiança para os usuários das academias de que o ambiente estará seguro e que eles não serão expostos à contaminação dentro do local”, disse Oliveira.

Algumas das exigências estabelecem que todos os funcionários das academias e restaurantes devem receber um treinamento em relação ao Covid-19, além de estarem fazendo o uso dos equipamentos de proteção. Além de oferecer álcool gel e manter o distanciamento de 1,5m entre os clientes, os estabelecimentos devem nomear um de seus funcionários como Protetor da Vida, que será responsável pela fiscalização e instrução aos colegas e clientes de forma rotativa.

O Prefeito Marcelo também sinalizou que a fiscalização da Prefeitura irá atuar severamente nestes locais, e pediu que todos os empresários em questão analisassem o protocolo de retomada e fizessem sugestões. Em alguns dias será publicado um Decreto Municipal formalizando a retomada.

O protocolo foi feito com base no que recomenda a Organização Mundial da Saúde, o Ministério do Turismo e o Protocolo elaborado pelo Conselho Municipal de Turismo. Informações da assessoria da PMMSJ.