Manchas de óleo foram encontradas por moradores, na tarde desta sexta-feira (26) nas praias dos bairros da Pituba e Rio Vermelho, e Salvador. Os materiais foram coletados e serão analisados por por profissionais da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Além desse material, os pesquisadores também tentam descobrir a origem das manchas de óleo que foram encontradas na última quinta-feira (25), nas praias de Piatã e Jaguaribe, que também ficam em Salvador. Neste mesmo dia, uma tartaruga foi achada morta na região, mas não foi encontrado vestígios de óleo nela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/m/X/OQ2z3mTAK8wkCyEOx8qQ/manchapituba.png)
Representantes da ONG Guardiões do Litoral voltaram à praia de Jaguaribe na manhã desta sexta-feira (27). Eles acompanharam a retirada do material que chegou a pelo menos 100 quilos, segundo eles.
Em outubro de 2019, manchas de óleo atingiram a Bahia, quase um mês após o início do problema no país. Mais de 300 praias de todo nordeste foram atingidas.
O Instituto de Geociências da Ufba coletou amostras, que vão ser comparadas com o banco de óleo mantido pela universidade para saber se o material é o mesmo que chegou no ano passado. Informações do G1