Apesar de todas as recomendações para o cumprimento de normas adotadas neste momento de pandemia, muita gente resolveu deixar a capital baiana, no “feriadão” do 7 de Setembro, atravessando a Baía de Todos os Santos, utilizando os serviços do ferry-boat e das lanchas que ligam Mar Grande a Salvador.
Por conta do grande fluxo, na manhã desta terça-feira (8/9), o movimento de embarque na Ilha de Itaparica é intenso nos dois sistemas de transporte
MAR GRANDE-SALVADOR
O movimento na travessia marítima Salvador-Mar Grande é intenso, desde às 5h. Segundo a Associação dos Transportes Marítimos da Bahia (Astramab), o sistema opera com 8 lanchas em tráfego.
Em alguns horários estão saindo até três embarcações ao mesmo tempo do Terminal Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha, devido à demanda de passageiros. Já no sentido de Salvador para Mar Grande, o movimento de embarque é tranquilo no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio.
De acordo com a Astramab, neste período de pandemia, a travessia está operando com horários de saída de hora em hora dos terminais e as embarcações só podem trafegar com 50% de sua capacidade de passageiros. Contudo, sempre que o fluxo de usuários exige, são colocadas embarcações extras. Hoje o último horário saindo de Salvador será às 19h30h. Já de Mar Grande para a capital, a última saída ocorre às 18h.
FERRY-BOAT
Segundo a adminisradora do sistema, Internacional Travessias Salvador (ITS), estão em operação os ferries: Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo e Anna Nery. O fluxo é intenso para veículos em Bom Despacho e tranquilo em São Joaquim. No entanto, o movimento de pedestres está tranquilo.
A operação nesse período de pandemia acontece conforme resolução da AGERBA, que determina a realização das travessias todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. Saindo de Salvador, as viagens ocorrem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h. A partir da Ilha de Itaparica, embarques são realizados às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.
Ainda de acordo com a ITS, seguem obrigatórios o uso de máscara pelos passageiros e a autorização para embarque equivalente a 50% da capacidade de lotação dos barcos – propiciando mais espaço nos barcos e nos salões de embarque para que as pessoas mantenham o distanciamento mínimo.
Os passageiros recebem orientações na hora da compra da passagem, através do sistema de rádio dos terminais e das embarcações, e por meio de cartazes expostos nesses ambientes. Via Aratu on.